• 05.03
  • 2012
  • 11:50
  • Bruna Romao

Jornalismo da USP abre inscrições para curso sobre a história do jornalismo paulista

Publicado em 1 de março de 2012 pelo Laboratório Agência de Comunicação

Até o dia 9 de março podem ser realizadas inscrições para o novo curso de difusão, A História Viva do Jornalismo Paulista, promovido pelo Departamento de Jornalismo e Editoração (CJE). O curso, voltado para alunos de jornalismo de graduação e pós-graduação e profissionais da área, almeja reescrever a história dos acontecimentos do cenário político brasileiro nos últimos 50 anos. Entre os objetivos está a  preparação de jornalistas e estudantes para a realização de entrevistas coletivas e entrevistas para grandes reportagens, com técnicas que privilegiem a contextualização dos fatos, bem como mostrar a relação entre cobertura e projeto editorial dos veículos.

Ao longo do curso, para atingir esses objetivos, serão entrevistados 15 profissionais da imprensa, segundo roteiro de entrevista baseado em pesquisa biográfica e documentação histórica dos fatos.  Os produtos editoriais preparados a partir deste trabalho darão origem a uma série impressa de depoimentos dos principais jornalistas brasileiros e  um vídeo de duas horas que será disponibilizado nos arquivos do Portal do Departamento de Jornalismo e Editoração e no site da IPTV-USP.

O curso tem carga horária de 36 horas e acontecerá de 22 de março a 18 de maio, às quintas-feiras, das 10h às 12h.  Há o total de 60 vagas e a preferência na seleção será dada a profissionais recém-formados e alunos de Jornalismo que estejam cumprindo os últimos semestres. As inscrições são gratuitas.

Para inscrever-se, são necessários os seguintes documentos: CPF, RG, Atestado de Matrícula ou Registro Profissional e Diploma de Graduação em Jornalismo.

Mais informações no site do CJE ou com Solange Vaz, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3091-4117.

Período de inscrições: de 28 de fevereiro a 9 de março, das 8h30 às 11h30.
Local: Secretaria do CJE (Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – bloco 2 – Cidade Universitária).

Assinatura Abraji