• 28.11
  • 2011
  • 13:29
  • -

Inscrições abertas para o módulo presencial do curso "Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas"

Interessados já podem se inscrever para o módulo presencial do curso gratuito "Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas", desenvolvido pela Abraji com financiamento do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação, da UNESCO. O formulário para inscrição estará aberto até o dia 5 de dezembro.
 
O treinamento, com duração de três dias (13, 14 e 15 de dezembro, das 9h às 12h), levará a repórteres conhecimentos e ferramentas para a realização de reportagens baseadas em informações disponibilizadas por órgãos públicos. A lei de acesso a informações públicas, recém-sancionada pela presidente Dilma Rousseff, faz parte desse escopo, bem como a Lei da Transparência (Lei Capiberibe).
 
Os participantes aprenderão onde, com quem e como obter dados públicos para compor ou enriquecer suas matérias. Além disso, receberão noções de RAC (Reportagem com Auxílio de Computador) para extrair novas informações a partir dos dados públicos.
 
O jornalista Fabiano Angélico, pós-graduado em estudos sobre transparência de dados e combate à corrupção pela Universidade do Chile, será o treinador do curso. Angélico foi coordenador de projetos na ONG Transparência Brasil e atuou como produtor especial na Rede TV! O conteúdo foi desenvolvido com o apoio da jornalista Marina Iemini Atoji, redatora do Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas.

As aulas acontecerão na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), localizada à Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – São Paulo, próxima ao Metrô Vila Mariana. A lista de selecionados será divulgada no dia 7 de dezembro.

Serviço

O quê: Curso presencial "Transparência e Investigação: Jornalismo com Informações Públicas"

Quanto: Gratuito

Quando: 13, 14 e 15 de dezembro, das 9h às 12h

Onde: ESPM - Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – São Paulo, próxima ao Metrô Vila Mariana

Inscrições: até 5 de dezembro, via formulário on-line

Assinatura Abraji