IFEX-ALC lança campanha de segurança digital para jornalistas
  • 20.09
  • 2018
  • 09:04
  • Rafael Oliveira

Liberdade de expressão

IFEX-ALC lança campanha de segurança digital para jornalistas

A rede IFEX-ALC, da qual a Abraji faz parte, promove hoje e amanhã (20 e 21.set.2018) uma campanha que objetiva melhorar a capacidade dos jornalistas de se proteger on-line, por meio da promoção de ferramentas e práticas de segurança digital. As publicações da campanha estarão no Twitter, com a #DigitallySafe_IFEX.

A ação inclui gifs, um documento de boas práticas e vídeos, que estão disponíveis no YouTube. Entre os jornalistas que aparecem nos vídeos estão a venezuelana  Tamoa Calzadilla, da Univisión Noticias, que fala da proteção de senhas; a argentina Marina Walker, coordenadora de investigação dos Panama Papers, dando dicas de segurança digital para jornalistas; a repórter da Insight Magazine/Prime News Nazima Raghubir, que está estabelecida em Guiana e fala de proteção para smartphones; e o jornalista brasileiro da Vice News, João Paulo Vicente, que dá dicas de proteção de fontes e dados.

O material completo pode ser acessado aqui.

Cartilha da Abraji
No início de agosto de 2018, a Abraji lançou a cartilha Como lidar com assédio contra jornalistas nas redes. No material disponível online e para download, há orientações práticas para lidar com ataques nas redes, além de recomendações que prezam pela privacidade dos jornalistas e por um uso consciente das redes sociais. A Abraji entende que registrar na polícia comportamentos abusivos e eventualmente buscar seus direitos na Justiça são meios de mostrar aos agressores que há consequências para a violência praticada na internet.

A publicação foi produzida pelos jornalistas Marcela Donini e Moreno Osório, do Farol Jornalismo, com supervisão da diretoria da Abraji. Foram consultados especialistas em segurança digital, segurança de jornalistas, crimes cibernéticos, gestão de crise, além de advogados, entre outras fontes. Também foram ouvidos repórteres e editores que sofreram assédio online no exercício da profissão.

Rede IFEX-ALC
Além da Abraji, fazem parte da rede IFEX-ALC as seguintes instituições: Articulo 19 (Mexico and Central America); Artigo 19 (Brasil); National Press Association (ANP); Association for Civil Rights (ADC); Association of Caribbean Media Workers (ACM); Centro de Archivos y Acceso a la Información Pública (CAinfo); Centro Nacional de Comunicación Social (CENCOS); Comité por la Libre Expresión - C-Libre; Derechos Digitales; Espacio Público; Foro de Periodismo Argentino (FOPEA); Foundation for Press Freedom - FLIP; Fundación Karisma; Fundamedios - Andean Foundation for Media Observation and Study; Instituto de Prensa y Libertad de Expresión (IPLEX); Instituto Prensa y Sociedad (IPYS); Instituto Prensa y Sociedad de Venezuela (IPYS-Venezuela);  Observatorio Latinoamericano para la Libertad de Expresión - OLA; Trinidad & Tobago Publishers & Broadcasters Association; Sindicato de Periodistas del Paraguay (SPP); World Association of Community Radio Broadcasters - AMARC .

Assinatura Abraji