Ferramenta interativa que avalia atuação de parlamentares na área socioambiental apresenta novidades
  • 14.09
  • 2018
  • 15:13
  • Rafael Oliveira

Acesso à Informação

Ferramenta interativa que avalia atuação de parlamentares na área socioambiental apresenta novidades

O Ruralômetro ganhou funcionalidades na última quarta-feira (12.set.2018). Os novos filtros permitem checar se deputados federais têm empresas rurais, violaram a lei trabalhista, são réus ou condenados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e se são candidatos à reeleição. Antes já era possível saber se os congressistas haviam sido multados pelo Ibama, se deviam ao INSS, se foram financiados por escravagistas ou desmatadores em 2014 e se compunham a bancada ruralista. 

Banco de dados e ferramenta interativa desenvolvida pela Repórter Brasil, a iniciativa foi lançada no final de janeiro e avalia o comportamento dos deputados eleitos em 2014 referente à agenda socioambiental. À época do lançamento, a ONG revelou que 61% dos deputados tinham atuação desfavorável ao meio ambiente. 

Com a atualização, a Repórter Brasil concluiu que dois terços dos candidatos à reeleição votaram ou apresentaram projetos prejudiciais ao meio ambiente, aos povos indígenas e aos trabalhadores rurais. 

Para definir se a atuação do deputado é favorável ou desfavorável, a Repórter Brasil levantou as votações nominais e os principais projetos de lei nessas áreas e convidou oito organizações independentes do terceiro setor para classificá-las. São elas: Instituto Socioambiental (ISA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados(as) Rurais (Contar), Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase), Greenpeace e Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente.

A partir da avaliação, os parlamentares receberam uma pontuação em escala equivalente à temperatura corporal, de 36⁰C a 42⁰C. Quanto pior avaliado, mais alta a temperatura.. 

Todos os dados utilizados pela Repórter Brasil estão disponíveis para download.

Assinatura Abraji