Federação Internacional de Jornalistas registra 94 mortes de profissionais da imprensa em 2023
  • 08.12
  • 2023
  • 18:33
  • Abraji

Liberdade de expressão

Federação Internacional de Jornalistas registra 94 mortes de profissionais da imprensa em 2023

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ, na sigla em inglês) lançou nesta sexta-feira (8.dez.2023) um relatório que revela que 94 profissionais da imprensa foram mortos em 2023, sendo 9 jornalistas mulheres. Os registros também apontam que, desde o estopim da guerra em Gaza, mais de um jornalista foi morto por dia em média na região. A IFJ cobra ações de autoridades e de órgãos internacionais de direitos humanos para o cumprimento do direito internacional e a punição da violência contra profissionais da imprensa.

A guerra de Gaza já figura como o conflito mais letal para  jornalistas desde os primeiros levantamentos feitos pela IFJ, em 1990. Até agora, foram 68 assassinados, o que representa 72% das mortes de profissionais da imprensa no mundo, em 2023.

Os dados de mortes por região, além da lista com os nomes dos profissionais assassinados, podem ser consultados no site da IFJ, disponíveis em espanhol e inglês. O número de mortes se distribui entre Oriente Médio (71), Ásia (7), Américas (7), África (5) e Europa (4), representado no mapa abaixo.

Crédito: Federação Internacional de Jornalistas

A documentação também registra prisões de jornalistas, o que reflete a persistência da repressão política em países como a China, a Bielorrússia, o Egito, Mianmar, a Turquia e a Rússia, entre outros. Em 2023, 393 jornalistas e profissionais da comunicação social foram presos. Para a federação, o aumento significativo do número de prisões nos últimos três anos está diretamente relacionado a táticas de censura, assédio judicial e outros tipos de perseguição praticados por governos.

Crédito da imagem: Mstyslav Chernov/UnFrame

Assinatura Abraji