• 25.10
  • 2011
  • 12:43
  • Obore e Portal Imprensa

Elifas Andreato recebeu o Prêmio Especial Vladimir Herzog 2011 em cerimônia no TUCA

O jornalista e artista plástico Elifas Andreato foi o escolhido para receber o "Prêmio Especial Vladimir Herzog 2011". Parte do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a homenagem é concedida a pessoas que tenham se destacado na defesa de valores éticos e democráticos, além de lutar pelos Direitos Humanos. A cerimônia de premiação aconteu nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, no Teatro Tuca, em São Paulo.

Andreato foi ilustrador de capas de jornais contra a ditadura militar, como Movimento, Opinião e Argumento, além de criar desenhos para álbuns musicais, como os de Chico Buarque e Paulinho da Viola, que também faziam resistência ao período de repressão política e social.

O troféu entregue a Andreato está afixado em uma base de mármore, cedida pela Associação do Cemitério Israelita de São Paulo, local em que o corpo de Vladimir Herzog foi sepultado. Na peça, está grafada uma mensagem que exalta o trabalho de Andreato. "A arte é amiga da Liberdade e os artistas sempre lutam por ela. Se a ditadura de Franco teve que encarar o Picasso, a nossa precisou encarar o Elifas", diz o texto.

Em sua 33ª edição, o prêmio é organizado pelo Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP), pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Instituto Vladimir Herzog, Centro de Informação das Nações Unidas, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo, pela Ouvidoria das Polícias de São Paulo, pelo Fórum de Ex-Presos e Perseguidos Políticos de São Paulo e pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Assinatura Abraji