Contas Abertas realiza curso em Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
  • 27.05
  • 2017
  • 15:56
  • Contas Abertas

Formação

Contas Abertas realiza curso em Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo

Publicado em 27.mai.2017 no site da Contas Abertas.


Tal como acontece anualmente desde 2006, a Contas Abertas participará do Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Fundamentalmente prático, o curso “Investigando o Gasto Público” ensina onde encontrar e como processar dados sobre os gastos públicos da União, Estados e Municípios. O curso será dado pelo secretário-geral da Contas Abertas, Gil Castello Branco, e pelo analista de sistemas da entidade, Carlos Blener.

O treinamento é voltado para jornalistas que estejam trabalhando em veículos de comunicação. Os alunos aprenderão a pesquisar todas as fases da execução orçamentária em detalhes, desde os empenhos às ordens bancárias e a totalização por Estados e municípios.

Além disso, serão apresentados mecanismos de fiscalização, como portais com informações da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Portal da Transparência Federal, o site da Secretaria do Tesouro Nacional, os sistemas de acompanhamento de despesas do Senado (Siga Brasil) e da Câmara e o próprio portal da Contas Abertas, que reúnem grande quantidade de informações, com diferentes possibilidades de pesquisas.

Gastos com cartões corporativos, despesas divididas por ministério e órgãos municipais e estaduais beneficiados são algumas das informações que os estudantes devem conseguir obter ao final do curso.

Os participantes também aprenderão a rastrear os recursos públicos que são repassados a empresas e a entidades sem fins lucrativos, sejam as transferências realizadas por dispositivos constitucionais, emendas parlamentares ou projetos do Executivo.

Inscrições

As inscrições para o 12º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji já estão abertas . Os interessados em participar devem fazer a inscrição e o pagamento via internet em congresso.abraji.org.br.

O evento será realizado em São Paulo nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho no campus da Vila Olímpia da Universidade Anhembi Morumbi (R. Casa do Ator, 275).

O Congresso

Durante os três dias de Congresso haverá mais de 60 painéis e oficinas com temas como cobertura política, corrupção, diversidade nas redações, jornalismo de dados, acesso à informação e bastidores de reportagens, além de outros assuntos na pauta cotidiana da imprensa brasileira e internacional.

Os nomes incluem Martin Baron, editor do Washington Post, que foi personagem do filme O Congresso terá também painéis com palestrantes de Estados Unidos, México e Argentina. Spotlight; Craig Newmark, fundador da craiglist e do The Truth Project; Laura Castellano, vencedora do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo; e Javier Borelli, fundador da cooperativa de jornalistas Por Más Tiempo. Do Brasil, virão Clóvis Rossi, Elvira Lobato, João Paulo Charleaux, Elvira Alegre, Ascanio Seleme, Paulo Oliveira, Renata Ceribelli, Malu Gaspar, Allan de Abreu, Ana Lúcia Azevedo, Tai Nalon e mais dezenas de jornalistas e profissionais de áreas como tecnologia, cinema e direitos humanos.

Os painéis acontecem paralelamente, o que significa que haverá atividades em mais de uma sala ao mesmo tempo. No ato da inscrição, o participante deve escolher a quais painéis prefere assistir. Dessa maneira, fica garantida a entrada nas palestras de todos os que se inscreverem antes da lotação máxima. Todo participante recebe uma senha, e pode fazer alterações na grade pelo site do Congresso.

O evento é dirigido a jornalistas e a estudantes em busca de aprimorar técnicas de reportagem e a se aprofundar no conhecimento de temas atuais. Sócios da Abraji com pagamentos em dia têm descontos de cerca de 40% no valor das entradas, e estudantes pagam menos ainda. Se você quiser organizar um grupo de seis ou mais pessoas, entre em contato com a equipe no escritório da Abraji ([email protected]). Nesses casos, é possível conseguir um preço especial para pagamento em um único boleto à vista.

Durante o 12º Congresso, a Abraji fará uma homenagem ao jornalista Carlos Wagner e entregará o Prêmio Abraji de Contribuição ao Jornalismo a Sérgio Gomes pelo trabalho à frente do Projeto Repórter do Futuro. Em 2014, o economista Gil Castello Branco da Contas Abertas foi agraciado com a mesma premiação.

Assinatura Abraji