CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

20/03/17 - 16h11 - Tiago Aguiar
Rumo à profissionalização, Agência Mural abre processo seletivo e crowdfunding


Na ativa há mais de seis anos, a Agência Mural prepara um importante passo em direção a sua formalização e abre uma campanha de arrecadação para formalizar-se como organização não-governamental.

 

A Mural é uma agência de notícias, de informação e de inteligência sobre as periferias de São Paulo. Originalmente, era um blog com curadoria e organização do repórter Bruno Garcez, parte de seu projeto como bolsista da Knight Foundation. Em 2010, a também jornalista Izabela Moi assumiu a dianteira do projeto, que há três anos ganhou novas dimensões e se transformou na Agência Mural.

 

Moi avalia que nas últimas décadas, a periferia ficou de fora da cobertura de boa qualidade ou foi mal representada.“Temos ainda muitos planos e queremos crescer. Somos ainda um coletivo, e todo esse trabalho em sua maioria ainda é feito na força e na vontade de todos os que acreditam e participam da nossa missão: minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias na região metropolitana da Grande São Paulo”.

 

Marina Lopes, responsável pelo processo seletivo, explica que “o valor arrecadado na campanha de financiamento coletivo será utilizado na formalização da Agência Mural. Neste orçamento, estamos considerando os custos de registro e suporte contábil por cerca de 2 anos”.

 

A formalização será um primeiro passo para pensar em como gerar renda e remunerar mais pessoas envolvidas no trabalho. Hoje, embora apenas um colaborador tenha remuneração fixa, os autores dos textos que que entram no 32xSP, Blog Mural e Guia da Folha recebem como freelancers. Além desses três espaços de publicação, a agência tem parcerias com Global Voices, Catraca Livre e mantém um espaço próprio no Medium.

 

Seleção de novos muralistas

 

A Agência também abriu um processo seletivo para correspondentes locais nos bairros ou municípios na periferia da Grande São Paulo. As inscrições vão até 20 de abril. A equipe procura profissionais nas áreas de texto, vídeo, áudio, foto, redes sociais, e outras relacionadas indiretamente com jornalismo: mobilização, produção cultural e de eventos, design e programação. É o segundo processo seletivo que conta com uma formação on-line para os selecionados.

 

Lopes, que cuida da área de de seleção e formação da agência, comenta que a ideia da formação é aproximar os colaboradores da missão da Agência Mural, ampliando sua percepção territorial e desenvolvendo o olhar para a cobertura local.

 

“Apresentamos melhor o trabalho da Agência Mural para os novos correspondentes, incentivamos que eles reflitam sobre como as periferias são retratadas nos noticiários e também falamos um pouco sobre produção de conteúdo”.

Mais informações sobre o processo estão disponíveis aqui.


Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP