Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

07/03/14 - 12h04 -
Inscrições abertas para o 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão


Cartaz Prêmio Jovem Jornalista 2014De 10 de março a 11 de abril, estudantes do curso de jornalismo de todo o país podem inscrever propostas de pauta no 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, uma iniciativa do Instituto Vladimir Herzog para estimular o processo jornalístico entre futuros profissionais. Autores das três melhores pautas contarão com o apoio de grandes nomes do jornalismo brasileiro como mentores para a produção das suas matérias. 

Nesta edição, os trabalhos devem abordar como tema “As Heranças do Golpe de 64”. As inscrições são realizadas pelo site www.jovemjornalista.org.br e podem ser individuais ou em equipes de até três estudantes por pauta. 

Todos os projetos deverão contar, obrigatoriamente, com a participação de um professor-orientador vinculado à instituição de ensino dos participantes e uma indicação para qual tipo de mídia a matéria será desenvolvida: jornal, revista, rádio, televisão ou internet. 

O Prêmio Jovem Jornalista é apoiado por profissionais que fizeram parte da história do jornalismo brasileiro. Fernando Pacheco Jordão, que dá o nome ao prêmio, atuou na redação de importantes meios da imprensa nacional, de repórter a diretor na TV Globo. Ele é hoje conselheiro do Instituto Vladimir Herzog.

Nas edições anteriores, Leonêncio Nossa (O Estado de S.Paulo), Paulo Markun (ex-TV Cultura), Aquiles Lopes (ex-Folha e Diário de Pernambuco), Dácio Nitrini (TV Gazeta), Audálio Dantas (Negócios da Comunicação), Soninha Francine (ex-TV Cultura e ESPN), Milton Bellintani (Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo), Letícia Duarte (Zero Hora) e Mauri König (Gazeta do Povo - Curitiba) foram alguns dos mentores que coordenaram o desenvolvimento de pautas premiadas. 

Esta sexta edição do Prêmio Jovem Jornalista conta com o patrocínio da Fundação Ford e apoio institucional da Rede Globo, Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. 

Seleção 

O processo seletivo será realizado em duas etapas. Na primeira será observada a compatibilidade dos trabalhos aos temas estabelecidos no regulamento com avaliação qualitativa das propostas. Na segunda, a Comissão Julgadora escolherá três projetos de pauta a partir dos critérios relevância, criatividade e execução. As três melhores pautas selecionadas serão anunciadas em maio deste ano.   

Desenvolvimento da pauta

Os estudantes ou as equipes selecionadas deverão produzir a matéria proposta na pauta entre os meses de maio e agosto de 2014, sob a orientação de um professor orientador e de um jornalista mentor indicado pelo Instituto Vladimir Herzog. A matéria final deverá ser entregue até o dia 30 de agosto.  

Prêmio especial 

Os organizadores oferecem um prêmio especial à melhor matéria produzida pelos alunos. A escolhida será oficialmente divulgada no dia 29 de outubro, às 20h, no TUCA - Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a cerimônia do 36º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e 6º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão.

O estudante ou equipe que realizar a melhor matéria, juntamente com o seu professor orientador, será contemplada com uma viagem de estudos a Israel para visitar importantes universidades e centros de pesquisa do país, além do Museu do Holocausto, em Jerusalém. [programa a confirmar]

Calendário     

Inscrições: 10 de março a 11 de abril 

Seleção: 23 de abril a 23 de maio 

Anúncio dos vencedores: última semana de maio   

Produção da matéria: maio a agosto 

Entrega da matéria: até 30 de agosto 

 

Regulamento e Inscrições

www.jovemjornalista.org.br

 

Mais informações

Instituto Vladimir Herzog 

(11) 2894-6650 

jovemjornalista@vladimirherzog.org



DOWNLOADS

Cartaz Prêmio Jovem Jornalista

47KB

Busca pelo site
Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale comosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP