CTRL+X - Quem tira conteúdo da internet?
Busca pelo site
Digite uma palavra
Cursos Oferecidos pela Abraji

RSS - Assine para receber as novidades do site



Abraji
on Google+

Fundo de Endowment
 

 

Conheça o Fundo de Apoio ao Jornalismo Investigativo

O Fundo de Apoio ao Jornalismo Investigativo - F/ABRAJI - é um instrumento que visa dar sustentabilidade financeira à Abraji, garantindo que a associação cumpra sua missão de forma independente e duradoura. Ele é inspirado em fundos patrimoniais, conhecidos como endowment funds, de universidades estrangeiras de prestígio, como Harvard e Yale, e se somará às fontes de financiamento já existentes da Abraji.

Em fase de regulamentação, o F/ABRAJI será formado a partir de doações de pessoas físicas e jurídicas que queiram contribuir para elevar a qualidade do jornalismo praticado no Brasil e, consequentemente, fortalecer a democracia. Seu patrimônio será mantido investido de acordo com uma política pautada pelo foco no longo prazo e pela diversificação de investimentos. Apenas uma pequena parcela do capital poderá ser usada anualmente para custear projetos da Abraji. Dessa forma, o fundo se tornará uma fonte perene de recursos para a associação.

A gestão do F/ABRAJI respeitará as melhores práticas de governança e transparência, assegurando a administração financeira responsável e o bom uso dos recursos. Ao longo de 2014, o Conselho de Curadores, formado pelos ex-presidentes da Abraji, pelo atual presidente, pelo secretário-executivo e por um especialista em finanças, criará o regulamento do F/Abraji. Leia ao final do texto a composição do Conselho de Curadores.

 

Aperfeiçoamento do jornalismo e da democracia

Ao fiscalizar, descobrir e veicular informação relevante, o jornalismo exerce papel fundamental na construção e no aperfeiçoamento de democracias de todo o mundo. No Brasil, o trabalho da imprensa tem sido decisivo para desmantelamento de esquemas de corrupção e de outras práticas nocivas ao estado democrático de Direito.

O jornalismo é uma prática que se constrói diariamente. Isso faz com que a atividade jornalística deva ser constantemente repensada e renovada com o objetivo de valorizar a sua essência - a reportagem. Assim, é muito importante a atuação de uma organização como a Abraji que sirva de plataforma para a difusão de novas técnicas e a troca de experiências entre profissionais de diferentes veículos e países.


Treinamento e luta pelo acesso a informações públicas

Fundada em 2002 em reação à morte do repórter Tim Lopes, a ABRAJI treinou - em parceria com universidades, organizações não governamentais e empresas jornalísticas -mais de cinco mil profissionais e estudantes.

A associação zela pela liberdade de expressão e trabalhou intensamente para que o governo aprovasse a lei de acesso a informações públicas, em vigor desde 2012. Desde então, capacita jornalistas a utilizar esses dados em investigações jornalísticas.

A ABRAJI funciona de maneira modesta e é financiada pela contribuição anual de seus cerca de 400 associados e por recursos advindos de cursos e projetos, em especial o Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo.

 

Conselho de Curadores - Composição

José Roberto de Toledo - presidente da Abraji, 2014-2015

Marcelo Moreira - presidente da Abraji, 2012-2013

Fernando Rodrigues - presidente da Abraji, 2010-2011

Angelina Nunes - presidente da Abraji, 2008-2009

Marcelo Beraba - presidente, 2003 - 2007

Guilherme Alpendre - secretário-executivo

 

 

Busca pelo site
E-mail / Usuário

Senha
 
 
   
 

 
 



 



 
 
 






 

INSTITUCIONAL
O que é
Estatuto Social
Diretoria
Comunicados
Parceiros
Privacidade
Copyright
Expediente
SERVIÇOS
Fale conosco
Banco de Currículos
Lista de Discussão
Eventos
NOTÍCIAS
Acesso à informação
RAC
Projeto com estudantes
Noticias da Abraji
Liberdade de expressão
FILIE-SE
Quem pode se filiar?
Quais os benefícios que o sócio da Abraji tem?
Quanto custa?
Como se associar?
 
ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo - abraji@abraji.org.br - (11) 3159-0344 - São Paulo SP